segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Reeleito, Berzoini diz que vai preparar PT para eleições de 2010

17/12/2007 - 15h26

FABIANA FUTEMA
Editora de Brasil da Folha Online

Reeleito presidente nacional do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini (SP) disse que preparar o partido para as eleições presidenciais de 2010 será uma das atribuições de seu mandato --do biênio 2008-2009. Segundo ele, será a primeira vez que o PT não terá o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato.

"Nós sabemos que temos o peso político de não ter Lula como candidato. 2010 é um horizonte fundamental para o partido", disse Berzoini por telefone para a Folha Online.

No curto prazo, Berzoini disse que tem outras tarefas pela frente, como a montagem da Executiva do partido. "Temos de nos preocupar com as eleições municipais de 2008, com o congresso da juventude do PT e com a elaboração do código de ética do partido."

Questionado sobre eventuais rupturas provocadas pelo processo eleitoral, Berzoini afirmou não acreditar em desunião. "O PT sai unido. Sai como saiu da eleição de 2005. Teremos uma convivência satisfatória [entre integrantes de diversas alas]."

Berzoini chamou de "normal" esse baixo quórum do segundo turno. "É normal que o quórum do primeiro turno seja maior devido às disputas locais. Em vários locais, a eleição local já havia sido decidida em primeiro turno.
Berzoini atribuiu sua vitória ao trabalho da militância e ao apoio que recebeu de diversas lideranças do partido. "Várias lideranças manifestaram apoio a minha candidatura."

O presidente Lula apoiou Berzoini desde o primeiro turno. O ministro Tarso Genro (Justiça) declarou apoio a Berzoini no segundo. No primeiro turno, Tarso apoiou a candidatura do deputado federal José Eduardo Cardozo (PT), da chapa Mensagem ao Partido.

Baixo quórum

Berzoini disputou o segundo turno com o deputado federal Jilmar Tatto (SP). Com quase 70% dos votos apurados, Berzoini foi matematicamente reeleito, com 62% dos votos válidos. Tatto recebeu 37% dos votos válidos.

Segundo o PT, cerca de 150 mil filiados votaram no segundo turno. Esse número representa menos da metade dos 326 votantes do primeiro turno.
Muitos filiados achavam que a eleição tinha acabado."


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u355634.shtml

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial