sábado, 10 de abril de 2010

Ainda insuficiente, doação ao PV sobe 1.000%

da Folha Online

Infladas por empresários simpáticos à pré-candidatura presidencial de Marina Silva, as doações ao PV passaram de cerca de R$ 20 mil em todo o ano passado para R$ 200 mil somente entre janeiro e março de 2010, um avanço de 1.000% até o momento.

Esse salto, porém, não significa fartura na campanha da senadora acriana nem alívio no caixa do partido.

Tal montante, oriundo de pessoas físicas filiadas ou não à legenda e alavancado por depósitos via internet, não consegue cobrir nem mesmo a produção do mais recente programa partidário de TV, veiculado no início deste mês e que consumiu cerca de R$ 300 mil.

Os limites orçamentários também travam o avanço da pré-campanha da senadora.

As pesquisas de opinião, por exemplo, usadas pela coordenação de campanha para guiar os focos da agenda e dos discursos de Marina, têm sido encomendadas apenas diante de "novos fatos", como no caso das recentes inserções na TV. Isso porque cada uma custa em torno de R$ 40 mil.

"A gente tem feito até menos [pesquisas], justamente pela falta de recursos. Ou seja, neste momento ainda não podemos fazer o que gostaríamos", afirma o secretário de finanças do PV, Reynaldo Morais.

Outra limitação: por conta das despesas com passagem e hospedagem, nem todos os auxiliares da pré-campanha têm acompanhado a senadora nas viagens pelos Estados.

A partir de julho, com o início oficial da campanha e o consequente aumento do ritmo de deslocamentos, Marina deve ter à disposição um jatinho. Alguns dos empresários simpáticos à sua candidatura já ofereceram suas aeronaves ao PV.

Marina trabalha para ter o empresário Guilherme Leal, fundador e presidente do Conselho de Administração da Natura e filiado ao PV, como o vice de sua chapa. Ele pediu ao partido que aguarde até junho para uma definição.

Por ora, o partido tem se virado com o dinheiro do Fundo Partidário, como são chamados os repasses às legendas definidos em lei. Por este meio, o PV recebeu neste ano R$ 1,6 milhão, ante R$ 6,4 milhões do PT e R$ 5,9 milhões do PSDB.

O sistema on-line do PV ainda não permite doações via cartões de crédito e de débito, apenas com boleto bancário. Oficialmente, o dinheiro é direcionado ao partido. Mas, na prática, é usado na pré-campanha eleitoral de Marina.

A meta do PV é arrecadar R$ 3 milhões dessa forma até o final da campanha, o que não inclui as doações de empresas. Só a pré-campanha de Marina está orçada em R$ 5 milhões.

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